Amor

Meditando num dos livros mais controversos da Bíblia, achei uma expressão poética tão viva sobre o que é o amor que me saltaram aos olhos esta tarde. Antes de tudo O que foi escrito a séculos atrás descreve primeiramente o amor na sua expressão mais pura e nobre entre um homem e sua mulher. Muitos buscaram uma interpretação mais alegorizada, de tal forma que, para fugir da possibilidade de se ver o sexo nas Sagradas Escrituras ( como se o sexo fosse criação do capeta!), apenas entendiam que se tratava do amor espiritual. Não! É a beleza do que Deus criou que trata Cantares. Mas, nesta tarde, Deus me levou a ver nestas expressões algo que ele mesmo anseia ter de nós.
Em Cantares ou Cântico dos cânticos de Salomão, capítulo 8, verso 6, fala-se de comparações sobre o amor e mais que isso duas realidades quando esse sentimento é verdadeiro: Ele é forte como a morte e duro como a sepultura. De maneira contundente Abba me disse: "é assim que te amo, pois meu amor por ti foi tão grande e profundo, que enfrentei a realidade de dar à morte meu Filho e de sentir a dureza da dor de vê-lo posto em uma sepultura" . O verdadeiro amor revela ainda uma faceta: O ciúme. E este sentimento é comparado como fogo. Nas palavras de Camões: "O amor é fogo que arde sem se ver" E aí mais uma vez Abba me disse: "tenho ciumes de ti e o meu Espirito reage sempre com fúria de amor quando tu me divide com outras coisas". isso me fez lembrar o que diz o Apóstolo Tiago, irmão do senhor: "é com ciúmes que por nós anseia o Espirito..." (Tg 4. 5).
Ah como é bom ser alvo do amor de Deus! quão grande é o seu amor! Em Cantares, Deus pede-nos exclusividade. Assim como um selo revela a garantia de autenticidade e exclusividade de algo. Deus pede que nosso coração seja selado somente para ele.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baleias assassinas e outros...

Os limites da Igreja na Pandemia