Impedidos pela compaixão





"Respondeu-lhe Deus em sonho: Bem sei que com sinceridade de coração fizeste isto; daí o ter impedido eu de pecares contra mim e não te permiti que a tocasses."  Gênesis 20. 6


A história de Abimeleque, rei de Gerar, na saga das peregrinações de Abraão e Sara quando passaram por suas terras, nos dão a oportunidade aprendermos um pouco mais sobre nosso Deus.

Ao ouvir a mentira de Abraão e Sara, de que ela seria sua irmã, Abimeleque que se afeiçoara da formosura de Sara, tomou-a para si com a finalidade de a fazer sua esposa, o que não seria nada ilícito, não fosse o caso de ela ser, na verdade, esposa de Abraão.

Nesse contexto que o verso 6 revela a beleza e maravilha da graça de Deus.

Nosso Deus é um Deus de justiça. Por conta disso, em sonho comunicou ao rei e revelou que uma falta fora cometida. Ele tomara do que não era seu por fato e por direito, e um castigo era iminente sobre ele e seu povo (vs. 3, 4).

Porém a graça compassiva de Deus se revelou sobre ele independente de algum mérito ou status de Abimeleque. Aprendemos duas coisas importantes que revelam o caráter essencialmente bondoso de Deus:

  • Deus diferencia uma falta deliberada de um agir na ignorância, mesmo que com sinceridade erramos;
  • Quando principiamos um tomada de decisão errada, mas não existe deliberação e premeditação, Deus, por compaixão, impede-nos de pecar contra ele, ao ver nossa ignorância diante das circunstâncias.
Que Deus maravilhoso nós servimos e adoramos! Não inocenta o culpado porque é justo, mas revela graça em todo tempo e evita que pequemos contra ele quando não nos apercebemos de erros iminentes em nossa caminhada.

Abimeleque teve a oportunidade de reparar o erro que poderia ser agravado, caso possuísse Sara. Fora impedido pela surpreendente compaixão de Deus diante de sua ignorância.
Deus é incrivelmente amoroso e compassivo conosco.

No amor do Mestre,

Rev. Heber Lima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baleias assassinas e outros...

Os limites da Igreja na Pandemia